quinta-feira, 18 de março de 2010

MINISTÉRIO DA SAÚDE
Gabinete do Secretário de Estado da Saúde
Despacho n.º 4844/2010

Nos termos do Programa do XVIII Governo Constitucional, uma das prioridades da política de saúde é a conjugação entre a maximização de ganhos em saúde e a melhoria da eficiência das instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS), para o que a concentração de recursos e o realinhamento das unidades hospitalares é um factor crítico.
A criação de centros hospitalares está prevista no Decreto –Lei n.º 284/89, de 26 de Julho, e é um mecanismo que visa reforçar a articulação e complementaridade entre os estabelecimentos hospitalares do Serviço Nacional de Saúde, através do melhor aproveitamento da capacidade neles instalada.
Ainda nos termos do artigo 3.º, n.º 2, daquele diploma, «a criação de centros hospitalares deve ser devidamente fundamentada em razões de interesse público, designadamente a optimização dos serviços prestados por dois ou mais estabelecimentos hospitalares e o reforço da respectiva articulação e complementaridade, técnica ou assistencial».
Considerando razões de proximidade geográfica, os circuitos de colaboração institucional já estabelecidos e a complementaridade assistencial, que parecem justificar a criação de um centro hospitalar englobando as unidades hospitalares de Aveiro, Águeda e Estarreja, determino:
1 — A criação de um grupo de trabalho para realizar os estudos prévios e promover as diligências necessárias à definição e operacionalização deste projecto.
2 — O grupo de trabalho é composto pelos seguintes elementos:
Ana Dias, administradora hospitalar da ARS Centro, I. P., que coordenará o grupo.
Francisco Pimentel, presidente do conselho de administração do Hospital Infante D. Pedro de Aveiro.
Maria de Lurdes Sá Ferreira, directora clínica do Hospital Infante D. Pedro de Aveiro.
Ana Lúcia Castro, presidente do conselho de administração do Hospital de Águeda.
Jorge Manuel Abrantes Resende Soares, enfermeiro -director do Hospital de Águeda.
Pedro Nelson Castelo Branco Almeida, presidente do conselho de administração do Hospital Visconde de Salreu de Estarreja.
Maria Cândida Sousa Miranda, directora clínica do Hospital Visconde de Salreu de Estarreja.
3 — Os elementos do grupo de trabalho desempenham as funções em regime de acumulação, não sendo devida remuneração adicional.
4 — Estes elementos podem fazer -se substituir ou designar assessores da sua livre escolha para a realização do trabalho ou de partes específicas, conforme se revelar adequado.
5 — O grupo de trabalho deverá apresentar os estudos de suporte e as peças processuais indicadas para constituição do centro hospitalar numa perspectiva em que este assegure cuidados de saúde de qualidade no quadro de instituições financeiras sustentáveis e em particular:
a) Identificar as necessidades em saúde no âmbito da área de influência do futuro centro hospitalar;
b) Definir o perfil de prestação de cuidados de cada unidade;
c) Coordenar e integrar os serviços clínicos, administrativos e de apoio, tendo por base sistemas de informação comum;
d) Indicar formas de avaliação das actividades e dos resultados;
e) Propor o plano de desenvolvimento estratégico no centro hospitalar.
6 — Para a realização das tarefas definidas supra poderá a ARS do Centro, I. P., recorrer à contratação, nos termos legais, de assessorias especializadas externas.
7 — A apresentação, para minha aprovação, do resultado definitivo do trabalho deste grupo ocorrerá no prazo de 90 dias.
8 — O presente despacho produz efeitos a partir da data da sua assinatura.
11 de Março de 2010. — O Secretário de Estado da Saúde, Óscar
Manuel de Oliveira Gaspar.
203022241

14 comentários:

  1. Peço desculpa pela ignorância, mas não entendo, se já foi aprovado o plano funcional para o novo Hospital de Estarreja, qual a razão do aparecimento do Centro Hospitalar englobando as unidades hospitalares de Aveiro, Águeda e Estarreja, mas ainda entendo menos ou então sou mesmo muito burra, qual a razão da criação de um grupo de trabalho para realizar os estudos prévios e promover as diligências necessárias à definição e operacionalização deste projecto, quando Estarreja tem um projecto funcional aprovado, com várias camas para diversas especialidades (cirurgia, medicina etc.)e mais, com consultas externas de várias especialidades, mas afinal estão a fazer de nós Burros, ou vamos mesmo ficar sem nada, (só com cuidados continuados ou intermédios ou paliativos), quer dizer se eu necessitar de uma das especialidades existentes neste momento no hospital ou das que iam ser abertas no mes de Maio, tenho de ir para Aveiro ou Águeda? e as cirgurgias de ambulatório o que acontece? Anda o Governo a brincar com as pessoas, o que agora é verdade daqui a 5 minutos é mentira, e nós o Zé Povinho é que paga. Espero que a população que utiliza os Serviços do Hospital (entenda-se não é a consulta aberta) mas do Hospital (consultas externas nas suas variadas especialidades,internamentos, exames, etc.) se movimente faço algo por si própria, já viram, ouvirem e leram o que se diz do Hospital de Aveiro, por isso NÃO SE DEIXEM ENGANAR LUTEM PELO QUE TEMOS E PELO QUE DEVERIAMOS VIR A TER COM A CONSTRUÇÃO DO NOVO HOSPITAL. NÃO PODE VIR UM DITADOR E DIZER QUERO ISTO E ESTÁ FEITO E NÓS UTENTES NÃO TEMOS UMA PALAVRA NÃO SOMOS PESSOAS COMO ELE. PENSE É NECESSÁRIO INICIAR UMA CAMPANHA DE LUTA, PORQUE NÃO MOSTAR JÁ O NOSSO DESCONTENTAMENTO. DÊ IDEIAS,NÃO DEIXE DE DAR A SUA OPINIÃO

    Maria da Piedade

    ResponderEliminar
  2. Sinto-me ENGANADA!!
    Cada dia que passa menos confiança tenho nos nossos governantes, é pena! O que agora é verdade, daqui a momentos é a mais pura das mentiras. Foi-nos prometido a construção de um novo Hospital em Estarreja, mas pelos vistos a PROMESSA passou a MENTIRA.
    QUEREM-NOS TIRAR TUDO!!!
    Deixem-nos então o nosso VELHINHO! Está tão bom para nós! Está ÓTIMO! Tem COLABORADORES muito HUMANOS, SIMPÁTICOS e PROFISSIONAIS de 1ª. Tem tudo do que precisamos. Se não nos querem dar um NOVO com outras condições, deixem-nos estar como estamos, não sejam CRUEÍS!
    Bem! Sempre pensei envelhecer com a SAÚDE de SAÚDE, mas não! Vai de mal a pior. A classe média baixa e baixa, não tem condições financeiras para se deslocarem a Aveiro tratar da sua saúde. Não queiram ver os POBRES mais POBRES e sem saúde. Além disso, estamos inseridos numa área geográfica onde o perigo espreita a cada momento. Temos um Parque Industrial onde se encontram em actividade algumas Fábricas de produtos quimícos.
    Será que nós seres humanos, já só somos NÚMEROS para os nossos governantes? Não sei em que pensam!
    E ainda temos uma A29 a dois passos de levar portagens. Neste contexto, poder-se-á dizer que, de Avanca, Pardilhó, Estarreja até Aveiro, a DISTÂNCIA APRÓXIMA A MORTE.
    VAMOS TODOS LUTAR PELOS NOSSOS DIREITOS E PELA SAÚDE MAIS PERTO NÓS. VENHAM!! A UNIÃO FAZ A FORÇA!

    ResponderEliminar
  3. Desculpem a intromissão, mas repensemos os profissionais de saúde e administrativos que temos no nosso hospital. Seja num Centro Hospitalar, seja num hospital só do concelho, a verdade é que temos que ser mais exigentes relativamente aos profissionais pagos por cada um de nós, contribuintes. salvo raras excepções, porque toda a regra tem excepções, permitam-me que vos diga que o HVS chegou a um estado caótico, não só em termos de qualidade dos serviços praticados nos internamentos, como na imagem e higiene do próprio Hospital. Os doentes não são bem tratados, sobretudo os mais velhos que não se sabem queixar, como em termos de bloco operatório que me leva a pensar duas vezes se lá quero ir parar. Os profissionais de saúde têm que parar de pensar que não devem nada a ninguém e que só lá estão para ganhar o deles. O utente tem direitos! Mudem-se as pessoas que só lá estão em cargos de chefia pelos lobbies politicos, coloquem-se pessoas com vontade de trabalhar e com dinamismo! Mas sobretudo gente profissional que cumpre escrupulosamente a sua missão e o seu código deontológico! Se nos for vedada a construção de um Hospitalno concelho e para o concelho devre-se-á sobretudo à falta de vontade da Câmara Municipal e de quem hoje administra o Hospital.

    ResponderEliminar
  4. Sempre gostava de saber o que é que o senhor sabe do Bloco Operatório do Hospital de Estarreja para estar a comentar!

    ResponderEliminar
  5. Para "Alma da gente":
    De certo que goza de boa saúde, pois não conhece os serviços do HOSPITAL VISCONDE DE SALREU, com isto, não desejo que fique doente, mas se algum dia precisar, lhe garanto, reze para que o H.V.S. continue com as suas portas abertas.
    Bem haja.

    ResponderEliminar
  6. Não entendo onde anda a população que utiliza o Hospital, será que está ASSIM TUDO TÃO BEM? Terem de ir para outro hospital é assim tão bom? E OS PRÓPRIOS FUNCIONÁRIOS, TAMBÉM NÃO ESTÃO PREOCUPADOS? ninguém se manifesta, será que é assim tão bom ficarmos a ser geridos pelo Hospital de Aveiro? o Problema não é bem a gerência é o que vai ser o Hospital em termos de valências, e o novo se houver! é para ter dentro o QUÊ? TUDO O QUE CONSTA NO NOVO PLANO FUNCIONAL? Os funcionários estão muito calmos, será que estão a pensar que o novo hospital ou este tem lugar para eles? Estão todos muito enganados, como pode Aveiro suportar os funcionários do hospital actual mais os funcionários de Águeda! Mas neste momento a minha grande preocupação é o que vai acontecer aos utentes deste Hospital.

    ResponderEliminar
  7. O Hospital deveria estar aberto 24 horas por dia.

    ResponderEliminar
  8. Sr.Ministro a população de Estarreja precisa do Hospital do Visconde Salreu.Com estas politicas de saúde não poupa e tira qualidade a estas pessoas.

    ResponderEliminar
  9. Utentes do Hospital Visconde de Salreu, onde andam? Será que não temos força para fazer como o povo de Valença? E o Presidente da Cãmara onde anda? Diz para ficar tudo calmo que não se correm riscos, a que riscos se refere o Presidente? E já agora onde está a ambulância que tinha que ter um enfermeiro a partir do momento em que entrasse em funcionamento a nova fase do parque quimico, porque passariamos a ter o maior parque quimico da Europa.
    É necessário ter iniciativas, se as tem escreva no blog para que possam se analisadas e colocadas em prática.E já agora onde andam os partidos desta terra PS, PSD e CDU? Será que eles não sabem o que se está a passar com o Hospital Visconde de Salreu? E a Comissão de utentes não faz nada? Penso que se deveria juntar com todos os partidos, porque isto não é uma "guerra" partidária mas uma "guerra" da população, os utentes têm que ser defendidos.

    ResponderEliminar
  10. O Hospital Visconde de Salreu nasceu do empenhamento de Homens de boa vontade, preocupados com os doentes, agora homens de má vontade querem destrui-lo, completamente alheios ao sofrimento das gentes de Estarreja.
    Engane-se quem pensa que os grandes hospitais prestam serviços de qualidade. Podem ter melhores equipamentos, maiores superfícies, mais profissionais, mas não sabem atender o Homem que sofre, essa característica só se encontra nos pequenos Hospitais, que servem a população onde estão inseridos.
    Grito às gentes de Estarreja e Murtosa, que lutem pelo seu Hospital.

    ResponderEliminar
  11. Grito às gentes de Estarreja e Murtosa, que lutem pelo seu Hospital, caro amigo ou amiga onde estão essas pessoas? Possivelmente de férias, quando derem conta já se foi!!!
    MAS PENSO, TENHO ESPERANÇA, QUE A COMISSÃO DE UTENTES APAREÇA COM ALGO QUE NÃO SE ESPERA. AQUI FICA O MEU DESAFIO, OU ESTARÁ COM MEDO DE SER MAIS UMA VEZ TRAÍDA.....

    ResponderEliminar
  12. Sr.Ministro boa politica de saude, assinado o protocolo entre o Hospital de Salreu e o Governo que não está a ser cumprido, na consulta aberta não se preocupam com a dor dos utentes preocupam em fazer o boletim de admissão antes de tratar.Passam dias sem fazer nada quando os utentes vão para Aveiro secar horas para serem atendidos. Enquanto que os nossos politicos vão enchendo o bolso com cargos.
    Centralizar serviços para deminuir postos de trabalho,quando alguns têm vários poleiros só porque são da mesma côr.Que vergonha

    ResponderEliminar