segunda-feira, 22 de março de 2010

É para Aveiro que querem enviar os utentes do Hospital Visconde de Salreu?! Então leiam com atenção! - Parte II



Hospital Infante D. Pedro acusado de negligência

Adriano Melo Neves, 62 anos, da Piedade, Espinhel, acusa o Hospital de Aveiro de negligência no parto da filha, Ana Sofia, de que resultou a morte do neto, dois dias depois de ter nascido.
“A minha filha começou a sentir dores no sábado à noite e deu entrada no Hospital Infante D. Pedro, em Aveiro, por volta das quatro da madrugada de domingo, tendo sido logo mal recebida pelas enfermeiras que estavam de serviço”, disse Adriano Neves a SP. “Chegaram a dizer que aquilo não eram horas para parir”, acrescentou.
“Não lhe foi prestado auxílio e socorro no tempo devido e o menino só nasceu às 14,54 horas já sem fôlego, acabando por ser transportado para o Hospital Pediátrico de Coimbra, onde acabou por falecer por volta das cinco horas da tarde de terça-feira, dia 11 de Agosto”, revelou AdrianoNeves, emocionado.
“Não é admissível, nos dias de hoje, que deixem morrer um bebé assim, por falta de cuidados com a paciente, neste caso com a minha filha”, disse o avô do bebé. “A minha mãe teve 12 filhos, todos em casa e num tempo em que não havia ecografias e tudo correu sempre bem, como é que agora com tanta tecnologia deixaram acontecer uma coisa destas?”, questionou.
Crítico em relação à forma como a filha foi atendida no serviço de obstetrícia e ginecologia do Hospital Infante D. Pedro, em Aveiro, destacou, por outro lado, a “competência dos profissionais do Hospital Pediátrico de Coimbra (HPC), que tudo fizeram para salvar o meu netinho”, referiu Adriano Neves, em lágrimas.
RESPEITO PELO SOFRIMENTO
“Não posso fazer qualquer comentário, nem fornecer nenhum dado clínico, a menos que tenha autorização da parturiente”, começou por dizer a SP Fernando Pimentel, presidente do Conselho de Administração do Hospital Infante D. Pedro, quando confrontado com este caso.
Num comentário mais generalizado e “sempre no respeito pelo sofrimento” desta família, acrescentou, depois, que “não há nenhuma parturiente que não tenha registos de monitorização das equipas médica e de enfermagem, a partir do momento que entra em trabalhos de parto”.
O Hospital Infante D. Pedro registou, no ano passado, cerca de 2.000 nascimentos e, segundo Fernando Pimentel, “as taxas de ocorrências menos felizes são semelhantes às de outros hospitais nacionais”, num país que “nos últimos 20 anos passou do grupo dos piores para o dos melhores a nível mundial”.
"Soberania do Povo em 19/8/2009"

2 comentários:

  1. Hospital de Aveiro: Urgência só com um clínico geral provoca longas esperas.
    Administração do Hospital de Aveiro justifica a falta de profissionais para o atendimento com a indisponibilidade de médicos.
    A urgência do Hospital Infante D. Pedro de Aveiro esteve ontem apenas com um médico de clínica geral ao serviço, provocando longas esperas pelo atendimento. A situação apenas ficou regularizada quando entraram mais dois médicos, a partir das 17 horas. Contudo, a administração hospitalar garante os “casos graves não esperavam”, garantiu ontem ao Diário de Aveiro.
    A administração do Hospital de Aveiro justifica a falta de profissionais para o atendimento durante grande parte do dia de ontem, entre as 8 e as 17 horas, com a “indisponibilidade de médicos”. “Há dificuldade em escalá-los, particularmente nesta época do ano, entre o Natal e Ano Novo”, esclareceu a administração. O serviço de urgência não constitui uma obrigação para os médicos mas, de qualquer forma, a administração disse ainda ao Diário de Aveiro que, daqui para a frente, “o mês de Janeiro
    está assegurado” em termos de garantia da presença dos médicos necessários, além de que é
    intenção criar uma equipa de urgência apenas afecta à urgência.
    (Ler notícia completa na edição em papel)
    João Peixinho
    "05-01-2010 Diário de Aveiro"

    Apetece-me perguntar ao Sr. Secretário de Estado da Saúde o que vai fazer para melhorar o atendimento neste hospital, agora, e quando passar a Centro Hospitalar!
    Vamos continuar a ler notícias destas, ou pelo contrário as notícias vão ser bem piores?!...
    Estarrejenses, lutem por uma saúde com dignidade!
    Lutem pelos vossos direitos!
    Lutem para que a saúde do nosso Concelho seja tratado no nosso Concelho!...
    Já vimos por estes dois últimos "posts" que o Hospital de Aveiro não tem corpo clínico/técnico capáz, e, se formos para lá corremos o risco de morrer por negligência!...
    É isto que os estarrejenses querem?!
    Queremos o Hospital Visconde de Salreu!
    Queremos ser atendidos por médicos e técnicos competentes!
    Se as instalações estão velhas, construam o novo, mas não nos mandem para Aveiro!
    Povo de Estarrja e arredores, vamos à luta!...
    Toquem os sinos a rebate...
    Já nos roubaram a urgência, por favor não nos prejudiquem mais!

    ResponderEliminar
  2. Então é para aqui que querem enviar os utentes do Hospital Visconde de Salreu?!...

    Ginecologista investigado por abusos sexuais de pacientes
    2010-02-12
    A Inspecção-Geral das Actividades em Saúde, IGAS, está a investigar um médico ginecologista do Hospital Infante D. Pedro, em Aveiro, por alegadamente ter abusado sexualmente de, pelo menos, uma paciente".
    Uma inspectora da IGAS esteve nas últimas semanas a efectuar diligências no Hospital de Aveiro. Falou com responsáveis da administração, com médicos e outros funcionários, bem como com uma alegada vítima.
    O caso foi espoletado no final do ano passado. Primeiro através de uma carta anónima, presumivelmente escrita por uma das utentes, em que esta se queixava do referido médico, contando pormenorizadamente de que forma teria sido molestada sexualmente. A carta foi enviada para a IGAS, que a endereçou para o hospital de Aveiro.
    A confirmarem-se as suspeitas, a IGAS entregará as conclusões ao Ministério Público e à Ordem dos Médicos de forma a que o processo se desenrole judicial e disciplinarmente, podendo a Ordem vir a proibir o médico do exercício da profissão.


    Fonte: JN

    ResponderEliminar