quarta-feira, 31 de março de 2010

JN AVISA: Corrida à Urgência esgotou vagas no hospital

O Hospital de Aveiro esgotou a sua capacidade de internamento nos últimos dias devido a uma "anormal" corrida ao serviço de Urgência daquele estabelecimento hospitalar.
O atendimento na urgência hospitalar aveirense ultrapassou nos últimos o afluxo normal para a época, nomeadamente com casos de bronquites e pneumonias que esgotou a capacidade de internamento.
"O hospital chegou a não ter vagas para internamento", disse, ao JN, Francisco Pimentel, presidente do conselho de administração do hospital de Aveiro, que possui mais de 400 camas.
Francisco Pimentel adiantou que todos os recursos possíveis do internamento foram utilizados - desde o serviço até à utilização de camas vagas em todos os serviços. Doentes de cirurgia tiveram que ocupar camas que estavam disponíveis em ortopedia, segundo apurou o JN.
Outra das medidas tomadas pelos responsáveis hospitalares aveirenses foi a transferência para hospitais de residência de doentes que não necessitavam já de tratamento no hospital de Aveiro.
Mas essa medida foi prejudicada por um ou outro hospitalar que recusou aceitar doentes transferidos de Aveiro, devido a um surto de infecção hospitalar que alegadamente estaria a acontecer na unidade hospitalar aveirense, segundo soube o JN. Francisco Pimentel desmentiu ao JN qualquer surto grave de infecção hospitalar em Aveiro. "Há quatro ou cinco meses tivemos um problema grave nos Cuidados Intensivos em que chegámos mesmo a fechar esse serviço, mas agora não", referiu.
Curiosamente, ontem, a comissão de controlo de infecção do hospital de Estarreja - um dos hospitais que recebe doentes de Aveiro - impunha que os doentes transferidos de outro hospital para Estarreja só poderiam ser admitidos depois da realização de análises clinicas.
Jesus Zing in http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Aveiro&Concelho=Aveiro&Option=Interior&content_id=1529393

Alguns dos comentários foram:
Anónimo

29.03.2010/12:44
Se os Srs ministros, deputados e restantes politicos vivessem longe da capital e das 2 grandes cidades e no caso da saúde tivessem que recorrer aos centros de saude e hospitais, concerteza que pensariam nas medidas que tomam. Quem está longe de Lisboa e Porto nao pode contar com o sistema nacional de saude...pq ele praticamente nao existe ou qd existe em gd parte é de má qualidade.

Padre Zé

27.03.2010/16:18
Acabaram as urgências no hospital de Salreu (Estarreja), agora é o caos quando temos que recorrer às urgências durante a madrugada. A população do concelho de Estarreja tem de percorrer am média 20 km para Aveiro e os do concelho da Murtosa? São as leis do governo «xuxialista». Os srs governantes vão a Paris, Londres ou NY, o povo vai para o cemitério. Sempre é mais barato...

3 comentários:

  1. Realmente isto é uma vergonha,o Hospital de Aveiro não aguenta!!!!, Então para que fecharam a urgência de Estarreja em vez de a melhorarem? Para se morrer mais depressa e assim o estado não tem tanto gasto nas reformas.E qual é o resultao que vai dar O Centro Hospitalar? a mim cheira-me a GATO!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Cheira-lhe a gato, olhe que a mim também, vejo tudo muito sossegado e isto já não cheira a gato cheira a texugo.

    ResponderEliminar
  3. e não há uma comissão de utentes para nos informar do que se passa no nosso hospital? já é tempo de sabermos o que se passa para lutarmos pelo que é nosso porque se estamos à espera dos de fora bem que podemos morrer nos corredores da urgência de Aveiro

    ResponderEliminar